Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

11
Abr 16

Diálogo entre mim e um/a estudante de 1º ciclo:

 

«Eu: Podes pintar o desenho!

Estudante: Eu, para pintar tenho de perguntar aos meus colegas qual é a cor dos lápis… já na escola faço assim…. às vezes confundo… mas é mais o vermelho e o verde…»

 

O daltonismo  é uma perturbação da perceção visual caraterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou só algumas cores, como por exemplo dificuldade na distinção entre o verde e o vermelho. Os portadores são maioritariamente do género masculino. Esta perturbação é de origem genética ou resultante de alguma lesão nos órgãos responsáveis pela visão.

É de salientar que, muitas vezes, os primeiros sintomas de daltonismo são detetados na idade escolar, quando as crianças iniciam tarefas como pintar e combinar cores. Assim, quando existe alguma situação que levante dúvidas da presença desta perturbação deve ser realizado um despiste com especialistas  (oftalmologistas) que realizarão os testes necessários, não sendo para tal indispensável que a criança saiba ler ou contar.

A rápida intervenção e apoio a uma criança daltónica torna-se desejável, para que ela não sofra de nenhum tipo de descriminação ou exclusão social, principalmente, em atividades escolares específicas.

Cabe a pais, professores e colegas reconhecerem a apoiarem estes estudantes, devendo estar, para tal, sensibilizados para o assunto.

No próximo Post escreverei sobre o código ColorAdd que poderá facilitar, em muito, estas dificuldades acrescidas de quem é daltónico.

daltonismo.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 13:49

8 comentários:
Tinha um colega meu da faculdade que era daltónico. Nunca ninguém se apercebeu de nada, exceto quando lhe perguntei de que cor eram os olhos de uma colega... E ele disse que não sabia. Aí explicou-me e eu fiquei maravilhada. Questões tão simples como os semáforos, ele guiava-se pela ordem em que as cores apareciam..
Beijinhos
Chic'Ana a 12 de Abril de 2016 às 16:46

Parece algo tão simples e transforma tanto a vida de uma pessoa! Daí a importância de proteger e orientar as crianças com esta perturbação, para que haja inclusão e respeito na diferença....

Estou de acordo mas infelizmente, nem todos ajudam nestas circunstâncias. Os Pais fazem sempre o que podem, alguns professores estão nem aí para situação pois têm demasiados alunos e os colegas/alunos, bem como todos nós sabemos, existem os maldosos.
Mas acho que sim, deveria ser uma medida implementada nas escolas.

Sem dúvida que ainda muito há para ser concretizado nestes caminhos da educação, no que diz respeito à inclusão e à aceitação da diferença!
Cabe também a cada um de nós, ajudar, no que puder...
Muito obrigada pelo comentário!
Maribel Maia a 13 de Abril de 2016 às 15:00

Ainda há muito por fazer, de facto.
ó menina a 14 de Abril de 2016 às 13:45

Mas felizmente existe gente com vontade de fazer mais e melhor... como o projeto que hoje, aqui, apresento!
Maribel Maia a 14 de Abril de 2016 às 14:05

Olá Maribel.

Eu adoro estes postes relacionados com a deficiência. É de louvar qualquer iniciativa que tenha a ver com o combate à desigualdade entre jovens deficientes ou jovens com necessidades especiais e jovens "normais".

Agora, com a Ana Sofia Antunes, como primeira Secretária de Estado cega, acho que o caminho para a igualdade ficou mais curto na educação. É a minha esperança e a de muitos deficientes. Vamos ver...

Aproveito para convidar-te a ti como aos teus visitantes a darem uma olhada ao meu site "i-Técnico". O link é www.i-tecnico.pt
O site tem artigos relacionados com o Windows 10, o mundo Android e outros de interesse para todos os que queiram aprender mais sobre Informática.

Votos de muito sucesso.
Rui Silva a 17 de Abril de 2016 às 00:43

Olá Rui!
Sem dúvida que o seu desejo é o meu desejo e o desejo de muitos... se todos nós contribuirmos, como podermos, tudo se tornará mais fácil!
Muito obrigada pela visita, também irei visitar o seu site!
Muitas felicidades e bom trabalho!
Maribel Maia a 18 de Abril de 2016 às 15:21

Abril 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
15
16

17
19
20
22
23

24
25
27
29
30


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO