Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

12
Nov 15

Felizmente o ensino da escrita mudou ao longo dos anos, nas nossas escolas portuguesas… antigamente, obrigavam-se as crianças a escreverem com a mão direita (a serem destros), mesmo que demonstrassem toda a propensão para utilizarem a mão esquerda. Nos dias de hoje já se percebeu que a opção por escreverem com mão direita ou esquerda é inata e que a naturalidade dos canhotos em escreverem com a mão esquerda pode e deve ser aceite como forma natural e intuitiva de escrever. Cabe apenas aos educadores potenciar estas capacidades inatas.. pois escrever é como desenhar… com treino, empenho e dedicação a letra é aperfeiçoada e aprimorada dia após dia… criando-se uma forma muito pessoal e única de desenhar letras e construir frases.

Alguns investigadores nesta matéria (Grafólogos) assumem que, muito se pode entender sobre o carácter de uma pessoa através da sua escrita manual… deixo aqui alguns exemplos:  

 

«_ Uma escrita bem clara significa que a pessoa é confiável e boa em se comunicar com os outros. A letra não tem de ser cursiva; ela deve apenas ser clara.

_ Uma escrita desleixada indica que a pessoa guarda segredos, o que significa que você tem dificuldades em ler o que está escrito.

_ Letras grandes mostram alguém que gosta de atenção e quer ser notado pelos outros.

_ Letras pequenas significam que a pessoa é tímida, mas tem um bom olho para detalhes.

_ Se as letras se inclinam para a esquerda, a pessoa é muito boa em guardar seus sentimentos para si.

_ Se as letras se inclinam para a direita, a pessoa é muito aberta e honesta.

_ A escrita que contém letras separadas mostra que a pessoa é muito cautelosa e bem alarmada.

_ A escrita com letras "grudadas" significa que a pessoa é muito artística e adora desenhar e ser criativa. Observe as escritas em que o T e o H são bastante longos, como mostra a imagem abaixo.

_ Letras arredondadas significam que a pessoa é lógica e geralmente faz as coisas certas logo da primeira vez.

_ Letras pontudas indicam que a pessoa tem um raciocínio rápido e perspicaz.»

In: wikihow.com (2015)

 

Sintam-se completamente à vontade para concordarem ou discordarem sobre este assunto… assumo nunca me ter dedicado a esta matéria e observo-a apenas com mera curiosidade, e como tal aqui a apresento!

 

imagem1jpg.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 11:00

2 comentários:
muito sinceramente,não consegui ver muito bem o meu g nesse desenho de letras,eu escrevo de tantas maneiras,tenho escritas tão diferentes umas das outras,há alturas em que escrevo de uma forma,outras alturas em que já escrevo de outra forma,enfim,mas,por acaso,sou canhota em tudo o que faço e nunca tive problemas com isso!! Desejo-te um excelente fim-de-semana!!
sofiaguerreira a 13 de Novembro de 2015 às 19:34

Talvez a nossa letra reflita também o nosso estado de espírito momentâneo e por isso escreve de formas diferentes...
Obrigada, boa semana!
Maribel Maia a 16 de Novembro de 2015 às 11:12

Novembro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
18
19
21

22
24
25
27
28

29


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO