Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

11
Fev 16

Diálogo entre mim e quatro estudante de 2º ciclo:

«Estudante: _Ela sabe lá o que é o Amor?!!!?

Eu: _ Existem várias formas de Amor, por exemplo, o Amor pelos vossos pais…

Estudantes (todos): _Ah! Esse sei muito bem!

Eu: _ Essa é uma forma de Amor!

Estudante: _ Existe o Amor dos pais e o Amor dos namorados… é diferente…»

 

O Dia de São Valentim, conhecido pelo Dia dos Namorados (de acordo com a Lenda) é, intensamente, celebrado pelos namorados contudo, praticamente, esquecido pelos casais e pouco vivido pelas crianças.

Este ano, o dia 14 de fevereiro, celebra-se a um domingo, portanto é ideal para passar em família, com momentos especiais dedicado aos grandes e aos pequenos….

Aproveite o dia para lembrar aos pequenos e aos crescidos que, o Amor é universal e transversal, deve ser expressado quando é sentido, independentemente da idade e, as manifestações de amor são sempre bem vindas, especialmente nesta data… seja com momentos especiais, com carinhos redobrados ou com palavras expressas.

Para as famílias que passarão o Dia de São Valentim com os mais pequenos, aqui ficam algumas ideias para colocar em prática, no próximo domingo:

 

  • Pesquisem sobre a Lenda de São Valentim e sobre o Cúpido;
  • Contem a história do início do namoro do casal, como se conheceram, quando decidiram viver juntos e, se puderem reúnam objetos que identifiquem esses momentos;
  • Troquem mensagens entre todos… cada um escreve/desenha uma mensagem de amor ao(s) outro(s)… como se fossem prendas de Natal;
  • Preparem um jantar romântico, onde todos participam nos afazeres, em interajuda, os mais pequenos podem fazer decorações com corações e outros desenhos;

 

E, o mais importante, não deixem de conversar com os mais novos sobre o que é o Amor, como lidar com este sentimento, a importância dele para a felicidade e as mais variadas formas de Amor para com as pessoas e para com a natureza…

Gostaria de ler também as vossas experiências… agradeço a partilha!

sanValentin.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 11:09

8 comentários:
Adorei as respostas, de facto há vários tipos de amor, e acho que devem ser todos celebrados, e não somente num dia, mas em todos os dias. Ontem fiz um post em que abordava muito este temática.
Beijinhos
Chic'Ana a 11 de Fevereiro de 2016 às 11:35

Exatamente! Muito obrigada...
Maribel Maia a 11 de Fevereiro de 2016 às 12:04

Como sempre dicas fantásticas ;)
omeumaiorsonho a 12 de Fevereiro de 2016 às 00:52

Obrigada!
Maribel Maia a 12 de Fevereiro de 2016 às 11:19

Verdade. Podemos amar de várias formas *-*
Maria Amélia a 12 de Fevereiro de 2016 às 21:17

E é importante que as crianças aprendam a importância do Amor!
Maribel Maia a 13 de Fevereiro de 2016 às 14:09

Já fora da data (não faz mal, porque eu, por razões geracionais e por ser avesso a festejos com data marcada, para comerciante ganhar, fico enjoado com o folclore em torno do 'dia dos namorados'...), não resisto a comentar, apenas para dizer que são essenciais as manifestações de amor dos pais diante dos filhos, acho-as muito pedagógicas.
RAA a 25 de Fevereiro de 2016 às 19:48

Tem toda a razão e para lembrar tal situação tão importante não é, de todo, necessário data!
Obrigada pela partilha!
Maribel Maia a 26 de Fevereiro de 2016 às 15:56

Fevereiro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
16
17
19
20

21
23
24
26
27

28


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO