Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

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Fev 15

Na atual legislação o ensino público deve procurar responder às Necessidades Educativas Especiais com variadas medidas, entre elas «o desenvolvimento de respostas diferenciadas, levando à criação de escolas de referência nas áreas da cegueira e baixa visão e da surdez, bem como a criação de unidades de apoio especializado para a educação de alunos com perturbações do espectro do autismo ou alunos com multideficiência.» (Educação Especial: Manual de Apoio à Prática: 2008). Este percurso traz às escolas a necessidade de se munirem de recursos humanos e equipamentos imprescindíveis à efetivação de tais objetivos, assim como, a articulação com outras entidades de referência: IPSS, serviços de saúde e as equipas técnicas financiadas pela segurança social.

Ainda assim, nesta problemática, a maior dificuldade encontrada pelas escolas será, provavelmente, a referenciação e a avaliação dos estudantes, algo que deve ser constantemente refletido e debatido entre toda a comunidade educativa.

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publicado por Maribel Maia às 14:30

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