Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

02
Out 15

Diálogo entre mim e um/a estudante de 3º ciclo:

 

«Eu:_ …e estás a perceber esta matéria?

Estudante: _ Não, a stora não explica em condições e depois se nós perguntamos qualquer coisa, ela não liga nenhuma… nem tira dúvidas nem nada… e passa a aula a falar da vida dela..»

 

Quantas vezes ouvi reclamações dos estudantes relativos ao professor X ou Y, eu mesma também já considerei professores como estando muito longe da pedagogia que eu considero ideal, no tempo em que andava a estudar… e tive dezenas de professores/docentes, até ao final do meu Mestrado!

Mas, a discussão sobre o que eu considero como pedagógico, ou não, não é pretensão minha faze-lo aqui, neste Post. O que pretendo é orientar os educadores no momento em que ouvem as críticas a um determinado professor, estas orientações baseiam-se na minha forma de agir e dialogar com os estudantes. Assim:

  • Ouço com atenção e interesse todas as reclamação sobre qualquer que seja o professor, pois os estudantes devem sentir que valorizamos o que dizem.
  • Explico-lhes que, ao longo do percurso escolar, irão encontrar muitos professores de quem não gostam e por isso têm de aprender o mais rápido possível a lidar com isso.
  • Não incentivo estas críticas, referindo que todos temos o direito de ser diferentes e de sermos aceitos nessa diferença.
  • Temos de ter a capacidade de estudar sozinhos, de procurar desenvolver o conhecimento de determinada matéria com a ajuda de outros métodos, para além do professor.
  • Nunca podemos desistir de determinada disciplina apenas porque o professor não explica de forma a que eu entenda.

 

Aguardo por experiências pessoais que gostariam de partilhar comigo e com os leitores, sobre este assunto que, certamente, já vivenciado por todos nós.

aluno.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 11:07

Outubro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
15
17

18
19
21
23
24

25
27
28
29
31


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO