Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

14
Nov 16

Quantas e quantas vezes conversei com pais/mães que me referem não estar a conseguir acompanhar os filhos nos estudos de casa, porque se enervam, porque eles estão tão atentos, porque eles não prestam a atenção… e se não são os pais a dize-lo, muitas vezes são os estudantes a assumi-lo!

Parece-me totalmente plausível esta situação, no final do dia de trabalho, a grande maioria dos pais já não tem capacidade psicológica para se sentar a ensinar, com a maior paciência… e para os estudantes perfeito seria que os pais se sentassem com eles a conversar  calmamente ou a fazerem atividades divertidas em conjunto, é essa a atenção que desejam.

Contudo, em casa, é necessário ensinar métodos de estudo e organização de trabalho escolar, já que este, normalmente, não é ensinado nas escolas… existem os ATL’s ou as Explicações que realizam esse apoio e orientação, que em muito ajuda o quotidiano familiar, embora não esteja, financeiramente, ao alcance de todos!

Se essa tarefa lhe compete a si (pai/mãe) posso deixar um conselho, se no decorrer do apoio começa a demonstrar nervosismo, está para começar a gritar com o estudante, o melhor é deixar que ele continue sozinho o estudo, pois, a maioria dos estudantes reage mal a este confronto, bloqueando a raciocínio lógico e assim nada de bom se ensina/aprende!

 

Aí em casa, também se sentem estes desassossegos?   

desespero copy.gif

 

publicado por Maribel Maia às 14:16

12 comentários:
Agora já não tanto, mas quando ela entrou para o 5º ano tive de lhe ensinar a estudar.
Hoje em dia ainda "ajudamos" a fazer revisões para os testes, mas tentamos sempre de forma divertida e incrivelmente tem resultado. Procuramos mostrar a lógica das matérias.
Mas já passei por isso, perder a paciência por achar que ela não se estava a esforçar. Eu explicava e nada :/
Nay a 14 de Novembro de 2016 às 14:21

As crianças precisam muito de aprender métodos de estudo e também de perceberem a importância da escola.... muito obrigada pelo testemunho!
Maribel Maia a 14 de Novembro de 2016 às 14:33

A minha amiga que tem dois filhos tem muitos problemas com o mais novo que tem 12 anos. O miúdo evita ao máximo fazer os TPC's e a mãe tem que estar sempre a insistir e acaba por lhe fazer muitos dos trabalhos.
Marta Elle a 14 de Novembro de 2016 às 16:08

E o mais grave é os pais acabarem por fazer os trabalhos por eles... Obrigada por esse exemplo!!!!
Maribel Maia a 14 de Novembro de 2016 às 16:10

Ui, várias vezes!
Nessa altura é melhor deixar as coisas como estão, porque quando embirram ou lhes dá para ser do contra, não há hipótese.
marta-omeucanto a 14 de Novembro de 2016 às 16:28

Bem verdade... é aquilo a que eu chamo 'bloquear', quando isso acontece aos estudantes o melhor é mudar totalmente o assunto a estudar, ou parar uns minutos para que se dê o 'desbloqueio'...Obrigada pelo exemplo!
Maribel Maia a 14 de Novembro de 2016 às 16:36

Quando eles são calaceiros, é complicado! É uma luta.
Maria Mocha a 14 de Novembro de 2016 às 20:44

Por vezes podem-se optar por castigos e recompensas, de forma a procurar mudar a perspetiva preguiçosa e desinteressada.... mas sim... será sempre uma luta em que os pais e educadores terão de vencer..
Obrigada pela partilha!
Maribel Maia a 15 de Novembro de 2016 às 14:03

Não tenho filhos, mas pela experiência que eu vivi em criança e pelo que vejo nos meus sobrinhos, as explicações foram sempre a melhor alternativa! No meu tempo não eram caras, mas com os meus sobrinhos a história foi bem diferente! Realmente nem todas as bolsas conseguem suportar!
Beijinho
Carlos a 15 de Novembro de 2016 às 16:59

Sim, penso que as explicações são de grande apoio, assim como os ATL's. Pois!!!! Existe muita oferta e a muitos preços, também.
Obrigada pelo testemunho!
Maribel Maia a 15 de Novembro de 2016 às 17:45

Ainda não pois não tenho filhotes =)
Chic'Ana a 17 de Novembro de 2016 às 13:54

Às vezes nem é preciso ter filhos, basta ajudar um irmão mais novo, os sobrinhos ou os filhos dos amigos para perceber que nem sempre é fácil!
Maribel Maia a 17 de Novembro de 2016 às 14:10

Novembro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
15
16
18
19

20
22
25
26

27
29
30


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO