Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

12
Jun 15

Como os meus car@s leitores sabem, utilizo a minha experiência para iniciar e fundamentar as opiniões que aqui escrevo.

Por vezes utilizo até transcrições de pequenos diálogos, entre mim e estudantes, com quem contacto/contactei, de forma a melhor explicar e evidenciar as situações que me motivam, não só à escrita deste Blog, mas também como mote para refletir sobre a minha prática profissional.

Neste sentido, apoio-me num método utilizado na investigação científica das ciências sociais e humanas, de seu nome:  notas de terreno/diário de bordo, incluída na observação participante. Esta técnica permite estudar uma comunidade durante um longo período, participando na vida coletiva dos indivíduos, com o intuito de estudar e compreender para assim, interpretar os significados das experiências dos atores sociais, tarefa que apenas pode ser levada a cabo através da participação  do próprio investigador (Quivy: 1998).

Reafirmando que todas estas conversas são verdadeiras, legitimo também a necessidade de manter estes estudantes anónimos, portanto não cito nomes, escolas, turmas ou géneros, principalmente por ter a certeza que, a confiança e carinho partilhado entre educadora e estudante não deve ser quebrado nem desvendado. Fui e pretendo continuar a ser confidente destas pessoas que crescem e que me fazem crescer!  

blog_edu.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 14:37

1 comentário:
Mas o relato da experiência é interessante.
golimix a 12 de Junho de 2015 às 16:16

Junho 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
13

14
16
17
19
20

21
22
24
25
27

28
30


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO