Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

27
Jul 17

Diálogo entre mim e um/a estudante de Secundário:

«Estudante: _ Nas férias vou tentar arranjar algum trabalho, queria juntar dinheiro para a faculdade…

Eu: _ Acho uma ótima ideia, ocupas o tempo e aprendes!

Estudante: _Pois é… vou procurar em cafés, ou assim…»

 

Ao longo destes anos, conheci muitos jovens que procuraram trabalho a tempo inteiro, ou a tempo parcial, durante as suas férias de verão. Uns pediram ajuda aos pais para irem ajudar nos empregos dos pais, outros procuraram o atendimento ao público ou outras empresas que procurem jovens dinâmicos.

Parece-me uma excelente ideia para os mais jovens que já valorizam o dinheiro e que pretendem adquirir mais responsabilidades e autonomia. Isso apoiará novas competências, novos valores e aumentará o currículo profissional.

Portanto, nestas férias aqui fica mais uma proposta aos estudantes mais crescidos!

Por aí, algum leitor/a que tenha tido essa experiência e que gostasse de a partilhar, aqui nos comentários?

aprendiz.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 10:51

10 comentários:
É uma boa ideia, sim.
E também aprendem a dar mais valor ao dinheiro.
Marta Elle a 27 de Julho de 2017 às 11:18

Muito importante para os jovens de hoje!!!
Maribel Maia a 27 de Julho de 2017 às 11:36

Conheço pelo menos dois amigos da minha filha que estão a trabalhar, precisamente, um num café e outro num restaurante, para ganharem algum dinheiro para as próprias férias, e outros fins.

Nos meus tempos, a Câmara Municipal de Mafra tinha diversas actividades remuneradas para os jovens estudantes em férias. Foi aí que estive na área dos recursos humanos, contabilidade, contencioso, museu municipal e biblioteca.
Agora também há a possibilidade das piscinas, controlando entradas e saídas, colocando espreguiçadeiras e chapéus de sol, etc.
marta-omeucanto a 27 de Julho de 2017 às 11:28

Boa excelentes dicas!
As entidades públicas devem apoiar essas iniciativas!
Maribel Maia a 27 de Julho de 2017 às 11:37

Também acho uma ótima ideia...
Melhor Amiga Procura-se a 28 de Julho de 2017 às 14:03

Obrigada!
Bom fim de semana!
Maribel Maia a 28 de Julho de 2017 às 15:15

Eu trabalhei nas duas férias de verão que antecederam o meu ingresso na faculdade. Trabalhei numa confeção, na parte da embalagem. Na minha família muita gente trabalha na industria têxtil e sempre me falaram para eu ambicionar algo melhor porque era um trabalho muito pesado e repetitivo.

Ao ir para lá trabalhar arranjei algum dinheiro para ajudar em algumas despesas próprias (não precisar de estar a pedir dinheiro para pequenas despesas ou saídas) e outra parte guardei para a faculdade. E também fiquei a perceber o porquê de me dizerem que era um trabalho difícil. Eu própria não conseguia entender como algumas pessoas trabalhavam ali há quase 20 anos sempre a fazer o mesmo. É um trabalho muito cansativo física e psicologicamente.

Muitos dos meus amigos fazem o mesmo em cafés, restaurantes, outras confeções e sempre é algum dinheiro que ajuda. E nos dá alguma experiência vivencial porque conheci pessoas com histórias de vida inspiradoras e recebi conselhos :) beijinhos
Ana B. a 28 de Julho de 2017 às 17:47

Obrigada pelo comentário, é um excelente exemplo de experiência de vida!
Maribel Maia a 28 de Julho de 2017 às 18:58

É uma óptima ideia... Além de os manter mais ocupados e até ganhar algum dinheiro, também ganham competências/habilidades para enfrentar a vida adulta.
Uma das minhas filhas, na altura, foi trabalhar para uma rádio local, enquanto nós fomos de férias. Preferia que nos acompanhasse, pois, pela primeira vez viajámos sem ela... Mas a vida é assim mesmo.
mariali a 29 de Julho de 2017 às 15:37

E para ela foi, certamente, uma grande aprendizagem!
Maribel Maia a 30 de Julho de 2017 às 11:35

Julho 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
14
15

16
18
19
21
22

23
25
28
29

30


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO