Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

09
Jan 15

Nos últimos trinta anos, novas reflexões surgem sobre o ensino e aprendizagem, abrangendo-se, cada vez mais, novas perspetivas sobre a educação, equaciona-se o recurso à tecnologia e às suas diversas formas de utilização em contexto de aprendizagem, seja ela utilizada em contexto sala de aula, ou fora desta, seja ela um recurso de crianças, jovens ou adultos, estudantes ou docentes. Desta forma, o recurso eficaz às tecnologias de informação e comunicação poderão ditar e apoiar novas e boas práticas pedagógicas.

As TIC (tecnologias de Informação e Comunicação) são encaradas como uma fundamental ferramenta pedagógica que merece atenção e reflexão por parte de toda a comunidade educativa, tanto em contextos formais como em contextos não-formais e informais, podendo auxiliar na aprendizagem de uma disciplina como na educação transdisciplinar, podendo recorrer às TIC todos os detentores dos saberes básicos de utilização do computador e da internet.

No contexto sala de aula/formação, a utilização trouxe algumas revoluções, podendo ser uma melhoria aos métodos tradicionais de ensino-aprendizagem, podendo-se recorrer ao computador para dinamizar momentos que poderiam ser de oralidade e/ou expositivos, podendo-se utilizar a internet para apoiar estudos e pesquisas de determinadas matérias. 

Em WWW podem-se encontrar os mais variados recursos de apoio à aprendizagem e direcionados aos mais diversos temas de interesse.

As políticas portuguesas assumiram, portanto, o valor educacional das TIC, criando vários programas/projetos que fazem parte da história do ensino em Portugal.

HPIM1674.JPG

 

publicado por Maribel Maia às 20:25

6 comentários:
Na altura em que eu estudava,não tinha nem nunca tive computador,só me compraram o meu primeiro computador já no fim de eu ter abandonado os estudos devido a uma depressão nervosa muito grave,quase nunca mexia nele,a não ser quando necessitava de ver coisas na internet,cheguei a ter hi5,que é uma coisa que não sei se ainda existe nesta altura do campeonato,mas acho que o hi5 e outras redes sociais estragam muitas vidas,é preciso ter muito cuidado!!
sandrinhabordadeira a 3 de Maio de 2016 às 21:03

Refere que abandonou os estudos, mais tarde, decidiu voltar a eles?
Beijinhos Sandrinha!

Sim,minha querida,tentei fazer o décimo segundo ano pelas novas oportunidades,infelizmente,não consegui concluir,achava as matérias muito complicadas!! No entanto,se algum dia surgir um curso do qual eu goste e se tiver transporte para ir e vir todos os dias,irei fazê-lo,adoro aprender coisas novas,quanto mais coisas eu aprender,melhor me sinto!! Um beijinho para ti também!!

É isso mesmo que eu aconselho, procure pela sua área de residência, as ofertas formativas que apresentam... muitas vezes aparecem formações que se adequam aos nossos desejos e vontades!
Beijinhos e bons projetos!

Sabes,o meu problema é que vivo numa aldeia muito pouco movimentada e fica longe da vila e da cidade,há poucos transportes para a vila e para a cidade,nem tenho estação de comboios aqui sequer,a de autocarro,também existem muito poucos,porque,se não fosse isso,se eu vivesse na vila ou na cidade,as coisas tornariam-se bastante diferentes,tentaria tirar todos os cursos e mais alguns,ou,por exemplo,se eu tivesse a carta de condução,as coisas também seriam bastante diferentes,mas já faço os meus trabalhos manuais,o que já é bastante bom,até que Deus queira,hei-de continuar a fazer ponto de cruz,além de outras coisas feitas manualmente!!

Os trabalhos manuais são ótimos!
Quanto ao transporte, pode inicialmente parecer um problema mas muitas vezes resolve-se facilmente, pois nas formações encontra-se sempre alguém com quem partilhar carro, basta dividir as despesas com quem viva pela zona e ajudam-se mutuamente!

Janeiro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
20
21
22
24

25
26
28
29
31


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO