Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

17
Nov 16

Muitos pais apresentam-se preocupados com a educação escolar ainda na pré-escola, desejando que ao frequentarem este ensino já muito seja ensinado às crianças sobre as letras, os números, etc… pois apresentam muitos receios de que a criança se atrase no desenvolvimento e na lógica da aprendizagem…

Sobre este assunto, muito se discute e muito já se investigou… na minha opinião, o melhor ensino que um pré escolar deve ter passa pelo despertar da imaginação e da criatividade, pelo gosto em descobrir e saber. Essa motivação está nas diversas brincadeiras preparadas pelas educadoras, pois, «na educação infantil a criança precisa e necessita de brincar, porque o brincar assume um papel importante na construção do conhecimento e no desenvolvimento infantil, levando a criança a explorar o mundo à sua volta, descobrir e compreender a si mesma e seus sentimentos» (In: A Página da Educação: 2003). 

Nunca podemos esquecer que, foi necessário respeitar o tempo em que a criança começou a falar, ou seja, quando o cérebro se desenvolveu para tal atividade, o mesmo é necessário fazer para aprendizagens mais complexas, como o escrever ou o contar… até porque «experiências mostram que as crianças que chegam já alfabetizadas enfrentam problemas como cansaço, desmotivação, desinteresse, violência para com seus colegas e stress.» (In: A Página da Educação: 2003).

A sociedade deve, portanto, estar muito alerta para a necessidade do conceito Brincar, como momento de desenvolvimento cognitivo e emocional preponderante em determinados Estádios de Desenvolvimento.

14264161_845738722192406_6610137484673795455_n.png

 

publicado por Maribel Maia às 14:10

12 comentários:
A educadora dos meus filhos ( a mesma por acaso) ensina de forma divertida as letras e os números! Com músicas, associações engraçadas dos números a imagens! Faz jogos! Coisas super divertida.
A Educadora sempre disse que não quer saber como eles escrevem a letra F se estiver de perna para o ar não faz mal, só quer que eles associem a letra ao que realmente ela representa!
Eu adoro a forma como ela ensina, o mais velho já com 7 agora vê-se que está bem preparado para o 1º ciclo. O mais novo com 4 anos pede-me fichas para fazer de trabalhos de casa e passa a vida a escrever o nome dele!
Acho divertido e se gostam é deixa-los!
Mas também tenho caso de mães na salinha dos 4 anos que dizem que o pré escolar é só para brincar!
Ana Gomes a 17 de Novembro de 2016 às 14:28

Quando os educadores são fantásticos, tudo se torna mais simples...
Muitas vezes, os pais é que têm muitas pressas para que os filhos aprendam tudo... e não há necessidade!
Obrigada pelo testemunho!

Mas nem todas as crianças aprendem ao mesmo ritmo e terão que ser os educadores/professores a ver isso e a ajudar as crianças e os pais!
Mas a mim o que mais me chateia são os pais que acham que os filhos têm de ser génios e querem por tudo que eles aprendam mesmo antes de falar!
Ana Gomes a 17 de Novembro de 2016 às 14:37

Isso é que é, realmente, grave e de grandes discussões e reflexões... cada criança tem o seu tempo... nem todas começam a caminhar ou a falar com a mesma idade e nada disso faz de uma criança 'diferente'....
Maribel Maia a 17 de Novembro de 2016 às 14:39

Na altura da minha filha, a única coisa que aprenderam foi os números e as letras "de máquina". De resto, eram jogos, músicas, trabalhos manuais.
Penso que o mais importante na pré-escola é aprender a conviver com outras crianças, a ter horários, a tomar contacto com o ambiente escolar, a lidar com outros adultos que terão que respeitar.
E é onde começam a desenvolver algumas capacidades que, até então, desconheciam.
marta-omeucanto a 17 de Novembro de 2016 às 14:32

Exatamente... tudo com muita calma porque as crianças não desenvolvem as capacidades de forma igual nem na mesma idade... é preciso dar-lhes tempo!
Maribel Maia a 17 de Novembro de 2016 às 14:37

Boa tarde

Que tema tão interessante.
Partilho da sua opinião. as crianças precisam de aprender, brincando...
precisam de aprender a ganhar confiança nelas próprias e não a exigirmos delas aquilo que ainda não é adequado para a sua idade, assim só criamos crianças frustradas e algumas com a auto estima muito baixa.

Parabéns pelo blog
Sm's a 17 de Novembro de 2016 às 15:23

Muito obrigada pela visita e por nos ajudar a reflectir.
Maribel Maia a 17 de Novembro de 2016 às 18:50

Para tudo existe um tempo útil que não está a ser respeitado pela ganância de se querer ver os pequenos a chegarem cada vez mais longe!
Sou dessa opinião...tudo a seu tempo!
Beijinho
Carlos a 17 de Novembro de 2016 às 15:44

Obrigada!
Ainda bem que a maioria das pessoas partilham dessa opinião.
Maribel Maia a 17 de Novembro de 2016 às 18:51

O pré-escolar é mais para se habituarem a estar em grupo, para adquirirem regras... Se pelo meio aprenderem algumas letras e números, não me parece mal.
Marta Elle a 17 de Novembro de 2016 às 16:46

Exato, respeitando-se sempre o tempo e o desenvolvimento de cada criança.
Maribel Maia a 17 de Novembro de 2016 às 18:53

Novembro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
15
16
18
19

20
22
25
26

27
29
30


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO