Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

09
Nov 15

Diálogo entre mim e um/a estudante de 2º ciclo:

«Eu: _ No início do ano demoravas muito tempo a escrever porque querias mudar a letra… agora (fim do ano letivo) estás a escrever muito mais rápido!

Estudante: _Pois é, eu quando mudei de escola recebi um postal de um/a colega com uma letra que eu gostei muito e quis fazer igual…. Fui tentando, tentando… e comecei a desenhar letras novas…mas ainda queria mudar algumas…

Eu:_ Mas agora escreves muito mais rápido!

Estudante: Habituei-me!»

 

Quando as crianças entram no 1º ciclo e começam a aprendizagem da escrita, professores e pais ficam atentos e preocupados com a beleza das letras e a sua legibilidade, já que esta é uma característica muito própria de cada pessoa e irá acompanhá-la para toda a vida.

No entanto, o desenho é algo que se aperfeiçoa com o tempo e empenho, basta existir vontade e trabalho. Neste sentido, muitas crianças, em determinado momento do seu percurso escolar decidem alterar a sua letra, deixar para trás a forma como aprendeu na escola primária e passar a escrever com nova datilografia, (o que muitos chamam de ‘escrita à máquina’). Esta atitude é tomada, principalmente, por crianças que frequentam entre o 5º e o 7ºano… pela minha experiência, assumo que esta atitude deve ser seguida e incentivada pelos educadores pois, para além de mostrar dedicação dos estudantes, na quase totalidade dos casos, a letra torna-se mais legível, bonita e com o treino, mais rápida e fluída.

images (25).jpg

 

 

publicado por Maribel Maia às 11:39

10 comentários:
Para quem gosta de redes sociais e quer ganhar uns € extra inscrevam-se na Tsu! É só por convite!
Deixo aqui o link para os interessados:https://www.tsu.co/Samgom
Sam a 9 de Novembro de 2015 às 11:46

Que engraçado, eu lembro-me perfeitamente de ter começado a mudar a minha letra, primeiro umas, depois outras. Mas não considero que se tenha tornado mais legivel, acho até que ficou mais enrolada e dificil de decifrar ... Já o meu marido manteve a mesma letra, tem uma letra de escola primária na versão adulta. Hoje tenho pena de também eu ter entrado nesta mudança, em miúda tinha uma caligrafia muito bonita e certinha... São fases!
soumaiseu a 9 de Novembro de 2015 às 11:59

Exatamente.... existe também quem afirme que a forma de escrever espelha parte da nossa personalidade... isso será reflexão para o meu próximo Post!

Fico a aguardar... vou gostar muito de ler! Esse é um assunto que me deixa muito curiosa... :-)
Anónimo a 9 de Novembro de 2015 às 12:32

Já pode ler, no Post de hoje, sobre Grafologia!
Maribel Maia a 12 de Novembro de 2015 às 11:02

Acho que vou colocar o mais velho a desenhar letras de manhã à noite.... É que aquilo só com legendas....
Bruna Aguiar Melo a 10 de Novembro de 2015 às 15:57

É importante motivar os estudantes a melhorarem a sua letra porque, muito embora, os professores tenham o cuidado ao tentar perceber cada palavra, esta incompreensão da escrita pode prejudicar a avaliação escolar.
Certamente não necessita de o colocar a desenhar letras constantemente, contudo o treino da motricidade fina e o treino do desenho em geral, poderá ajudar!
Maribel Maia a 10 de Novembro de 2015 às 16:51

eu sempre escrevi muito bem,mas agora tenho uma letra um pouco mais feia do que a que tinha na escola!! acho importante uma pessoa,depois de estudar,continuar sempre a escrever,pois isso mantém-nos uma boa letra sempre,no entanto,eu não fui assim e isso agora me deixa irritada,mas,enfim,há que ter paciência!!
sofiaguerreira a 13 de Novembro de 2015 às 19:28

É uma questão de treino é dedicação, não podemos esquecer que escrever é desenhar... e melhora-se um desenho treinando a técnica...portanto ainda vai a tempo de melhorar a sua letra como deseja!

pois,pois,o problema é que também nunca tive jeito para desenhar,embora seja uma coisa que eu queira aprender!! sim,todas as coisas se aprendem treinando as suas técnicas,concordo contigo!!
sofiaguerreira a 16 de Novembro de 2015 às 13:35

Novembro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
18
19
21

22
24
25
27
28

29


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO