Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

07
Jan 15

Já aqui referi a importância da leitura para o desenvolvimento da Língua e da escrita, mas também para estimular a imaginação, a aprendizagem, o espírito crítico e criativo, etc, etc… são tantos os benefícios da leitura para crianças, jovens e adultos.

Apresento assim algumas frases que os pais não querem dizer…e de possível solução:

 

‘Comprei o livro e não o leu!’

  • Para não estarem constantemente a gastar dinheiro em livros que depois poderão não ser lidos, façam-se sócios da biblioteca mais próxima. É de acesso gratuito, podem trazer mais do que um livro e, desenvolvem nos estudantes o sentido de responsabilidade pelo cuidado com o livro, a data de entrega e o contato com esta instituição pública;

 

‘Não sei de que livros ele gosta?’

  • A partir do momento que existe um ou mais livros que ele tenha gostado deve-se procurar o mesmo género literário: aventura, policiais; fantástico; banda desenhada; etc. Na publicação seguinte escreverei sobre sugestões de livros.

 

‘Não o consigo obrigar a ler!’

  • É certo que nenhuma motivação de leitura vem pela obrigação, proponha que ele peça um livro emprestado por sugestão de um amigo… se o amigo gostou do que leu ele vai ficar curioso.

 

‘Só gosta de banda desenhada!’

  • O importante é ler e a banda desenhada não é considerada uma leitura menor, será certamente um caminho de leitura igual a tantos outros.

 

‘Temos tantos livros em casa e não lê nenhum!’

  • Nem sempre os livros que estão em casa despertam o interesse, podem não se enquadrarem nos gostos de leitura do estudante. Outras vezes estão devidamente arrumados em estantes ou armários e ninguém em casa se lembra deles.

 

‘Prefere jogar computador do que ler!’

  • Existe tempo para tudo… tema a ser refletido posteriormente, o tempo em jogos de consolas deve ser limitado ponderadamente, para que não haja lugar para estas escolhas.

 

‘Ele não gosta de ler!’

  • É necessário mostrar o nosso próprio gosto e motivação pela leitura..os estudantes, muitas vezes, seguem exemplos, e se em casa não existem exemplos de leitura será mais difícil incutir e aconselhar neste sentido.
publicado por Maribel Maia às 17:16

2 comentários:
É mais ou menos isso que se passa comigo,raramente me interesso pela leitura,no entanto,gosto de ler,contudo,raramente toco nos livros!! Comecei a ler há oito dias a casa na praia de anita shreve e ainda só li 111páginas do livro,embora esteja a gostar do livro,não me entusiasmo muito,gosto também de fazer outras coisas!!
sandrinhabordadeira a 3 de Maio de 2016 às 21:00

Eu adoro e gosto imenso de ler,é uma das minhas actividades que eu mantenho no meu dia-a-dia!! Acho que toda a gente,incluindo as crianças,deviam gostar de ler,ler eleva-nos o espírito para cima com um alto nível e esquecemo-nos de todos os nossos problemas!!
sandranadadeespecial a 24 de Outubro de 2016 às 20:51

Janeiro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
20
21
22
24

25
26
28
29
31


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO