Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

17
Nov 15

Diálogo entre mim e um/a estudante de 1ºciclo:

«Eu: _ Existe guerra noutros paises...

Estudante: _ Pois é...mas não é culpa nossa, pois não?»

 

Neste últimos dias, em todos os meios de comunicação, se reflete sobre o Terrorismo e o atual atentado em Paris e, se todo o mundo fala e pensa sobre estas questões é bastante natural que as crianças e jovens procurem também entender o que se está a viver neste momento.

É esta a razão que me faz escrever, hoje, sobre tal atrocidade cometida… isto porque, principalmente, as crianças mais pequenas têm grande dificuldade em perceber o que se está a passar, contudo não conseguem nem devem ficar alheios à realidade, pois mentir ou ocultar o que acontece na sociedade contemporânea não é melhor caminho para Educar consciências críticas e tolerantes.

Assim, venho pedir aos encarregados de educação que, com muita calma e paciência procurem explicar e conversar com as suas crianças sobre este assunto, tentando adaptar o discurso e as informações a cada idade e a cada etapa do desenvolvimento, de forma a que as questões sejam esclarecidas e que se tome consciência de que estas atitudes são desumanas e estão de todo erradas… é urgente educar para o respeito e para a igualdade!

Este foi apenas um pequenino alerta que decidi deixar… no próximo Post voltarei ao tema anterior: Fobia escolar… Até breve!  

110725olho_f_010.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 15:25

2 comentários:
É mesmo importante passar essa mensagem aos pequenitos, são eles os futuros adultos! E é aqui que se tem de plantar a sementinha dos bons valores.
Chic'Ana a 17 de Novembro de 2015 às 15:31

Exatamente... e mesmo que seja ainda pouco compreendido, devido à idade, com o crescimento o conhecimento torna-se mais claro e coerente. Estamos, portanto, a investir no futuro!
Maribel Maia a 17 de Novembro de 2015 às 15:34

Novembro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
18
19
21

22
24
25
27
28

29


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO