Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

29
Mai 17

Atualmente, os Cursos Profissionais oferecidos a jovens, finalistas do 9ºano de escolaridade, não são difíceis de encontrar… apresentam-se nas escolas de Ensino Secundário, nos Centros de Formação financiados pelo fundo do POPH e nos Centros de Emprego (IEFP) espalhados por todo o país.
Estes Cursos Profissionais intitulam-se de Cursos de Educação e Formação (CEF), ou Sistemas de Aprendizagem que conferem a dupla certificação, ou seja, a certificação de 12º ano e uma certificação profissional na área de opção. Embora não limitem o acesso ao ensino superior, a maioria dos estudantes que optam por tais cursos não pretendem seguir estudos a esse nível… E é precisamente neste ponto que gostaria de partilhar algumas das reflexões e inquietudes com o leitor.
Será que a sociedade procura impelir os seus jovens a enveredarem por um curso profissional porque o estudante não é detentor de bons resultados escolares? Estarão, estes cursos, a serem ‘olhados’ como formação menor em comparação com o ensino geral de nível secundário? Prepararão estes cursos estudantes para a Universidade? Serão estes cursos a melhor opção para quem pretende enveredar por uma profissão, sem o caminho da formação académica?
Assumo a limitação da minha experiência, já que, ela se desvenda apenas por alguns discursos de estudantes que referem mais facilitismos nos cursos profissionais e a visão de um caminho para quem ‘não gosta de estudar’ e que oferece maior componente prática do que teórica.
Estarei eu a ver um estigma que não existe? Qual é a sua opinião?

cursos_profissionais02.jpg

 

 

publicado por Maribel Maia às 13:32

10 comentários:
Olá! Nunca frequentei um curso profissional...
Houve vários colegas meus que o fizeram, com vista a terem melhor média de secundário e no final fazerem os exames principais. Não conseguiram tirar positiva nestes, apesar da nota das disciplinas do curso profissional ser positiva, e por vezes alta..
O grau de exigência não pode ser comparado, portanto quando perguntam se os preparam para a universidade? Penso que não! Dão-lhes sem dúvida outras valências, mas universidade não me parece!

(Opinião por observação apenas).
Beijinhos
Chic'Ana a 29 de Maio de 2017 às 14:06

Muito obrigada, é uma opinião muito válida!
Beijinhos

Fiz um curso profissional e não me arrependo da minha escolha, as pessoas têm muito a ideia de que os cursos profissionais são para os menos bons alunos, não concordo nada. Nestes cursos temo-nos que nos esforçar da mesma forma que os outros, se queremos ser bem sucedidos. São cursos com uma boa parte prática, que nos preparam para o mundo do trabalho, um ponto fraco, talvez seja a nível da matéria dada, visto que não é tão aprofundada, e se quisermos prosseguir estudos, temos que procurar uma ajuda extra para ficar a par de toda a matéria... Tirando isso, sou a favor destes cursos. :)
A Desconhecida a 29 de Maio de 2017 às 20:36

Que bom ler o seu testemunho...
Talvez as diferenças entre curso profissional e ensino geral, seja entre escolas e nada tenha a ver com o estereotipo que prolifera...???!!!

Pois, talvez... A escola onde andei tanto tinha ensino geral, como profissional, e foi uma excelente escola para mim :)

Exato e provavelmente os professores eram os mesmos e trabalhavam com ambas as turmas da mesma forma! Isso é ótimo!

Bom dia!
Penso que, à primeira vista, falamos de coisas diferentes e tão importantes na mesma. Não observo mais ou menos dificuldades nos profissionalizantes ou nos curriculares. Penso sim, que haja necessidades distintas e, talvez, uma "pressa" de aproveitar o que não o fizera antes.
E há ainda a educação anterior... muitas coisas a serem pesadas, não acham.
Muito bom vir aqui e encontrar uma discussão tão interessante. Obrigada!
Boa semana,
Wania Andrade
WAndrade a 30 de Maio de 2017 às 14:40

Sim, também é um bom ponto de vista sobre o assunto.
Volte sempre!!!! Adoro receber o feedback das minhas inquietudes!
Boa semana e obrigada!

Bom dia, não pude deixar de vir aqui, quando vi a sua resposta. Ela é um ótimo título para um texto...rsrsrs....se me der licença, vou pensar nisso. Darei os créditos.
Boa quarta e obrigada,
Wania

Claro! Como digo sempre, tudo que aqui escrevo é para partilhar.

Maio 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
16
18
19
20

21
27

28
30
31


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO