Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

27
Mar 17

Concordo inteiramente com o que li no site: www.apagina.pt/: «As atividades de enriquecimento curricular (AEC) no 1º Ciclo devem ser “eminentemente lúdicas” e sem avaliação. Estas foram as orientações enviadas pelo Ministério da Educação (ME) às entidades que promovem as AEC, de acordo com um comunicado da tutela.

“Pretende-se que as AEC não constituam mais horas de ensino formal, aliviando-se a carga horário de atividades letivas dos alunos no 1º ciclo, dando espaço a atividades que cumpram as expetativas das crianças e a da sua formação integral”, refere o ME, que pretende que as atividades não sejam “um prolongamento de atividades formais de ensino”.» (In: A página agosto de 2016).

 

 

Hoje, a minha inquietude não é uma reflexão, é uma pergunta: Concordam? Têm filhos a frequentar AEC’s? Conhecem a realidade? As AEC’s são efetivamente lúdicas ou muito ainda falta a fazer?

Agradeço a vossa partilha e opinião….

aec.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 12:05

10 comentários:
Concordo. Eles já são avaliados às outras disciplinas.
Assim sempre vão aprendendo Inglês e quando chegam ao 2.º Ciclo já têm bases.
Marta Elle a 27 de Março de 2017 às 12:18

Considero que há muito mais a aprender, realmente!
Maribel Maia a 27 de Março de 2017 às 12:25

Sim, seria óptimo não serem avaliados! Aprender sem essa preocupação até ajuda!!! Bj.
docurass a 27 de Março de 2017 às 13:28

E as AEC, não são ensino formal, são forma de manter as crianças mais tempo na escola, promovendo outras formas de aprender...
Maribel Maia a 27 de Março de 2017 às 15:13

Não consigo opinar, mas estou curiosa quanto ás conclusões.
Beijinhos
Chic'Ana a 28 de Março de 2017 às 12:26

Eu também gostaria de saber as opiniões de encarregados de educação que têm as suas crianças no prolongamento das escolas primárias...
Beijinhos

Concordo que sejam apenas lúdicas, para a idade, basta que sejam avaliados nas disciplinas obrigatórias!

Também concordo com essa opinião!
Obrigada!
Maribel Maia a 30 de Março de 2017 às 14:33

Estou agora envolvida num projeto de AEC's e, como novata no assunto, acho importante dar a minha opinião. Estou a dar uma AEC sobre emoções, intitulada "Emoção em Ação" que tem em vista a regulação comportamental de alunos com comportamentos desajustados e pretende, ainda, abordar estes temas das emoções, sentimentos, a empatia, capacidade de pôr no lugar do outro... Uma infinidade de possibilidades, portanto. Tenho tentado, tal como as colegas que também estão envolvidas, abordar estas temáticas de forma mais lúdica possível e indo de encontro aquilo que as crianças gostam de fazer : pinturas, jogos, trabalho de equipa, visualização de vídeos, filmes... Tenho noção que não podemos encarar as AEC como mais uma aula "formal", uma vez que os alunos já se encontram cansados e saturados, depois de várias horas fechados numa sala a ouvir um professor(a).

Tudo isto para dizer que sim, acho relevante que se tentem tornar estas aulas o mais lúdico possível, sendo importante, no entanto, sensibilizar os alunos para o facto da aula ser lúdica, o que não significa que estão no recreio, havendo portanto regras e normas a respeitar.

Isto é opinião de uma novata que nada percebe do que é ser professora, porque nas veias e no currículo me escorre apenas Ciências da Educação. Mas tudo na vida são experiências e, na minha opinião, é com elas que se aprende. :)
A Neta da Luísa a 28 de Abril de 2017 às 13:34

Excelente partilha e excelente trabalho!
Obrigada colega, pelo testemunho.
Continuação de bom trabalho.
Maribel Maia a 30 de Abril de 2017 às 11:41

Março 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
15
17
18

19
21
22
25

26
28
29
31


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO