Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

16
Mai 16

Nos primeiros anos de escola as crianças adoram ouvir contar histórias, principalmente se essas histórias trouxerem a fantasia e a animação. Nesta idade em que a criatividade e a imaginação não tem limites, vale a pena incutir, através de belas histórias os valores morais corretos, para se viver feliz na sociedade atual. Ouvir histórias desperta também o interesse pela leitura e pela escrita, que deve ser incentivada desde os primeiros anos de escola!

Estas histórias podem ser contadas todas as noites, antes de adormecer, aos fins de semana, para relaxar, em momentos de lazer, porque faz parte do brincar…

Para além do ouvir, muitas crianças gostam de apreciar as imagens dos livros, brincar com os livros Pop Up (que apresentam imagens com efeitos tridimensionais). Outra forma bastante criativa e motivadora são os Contadores de Histórias que utilizam bonecos e muita interação com as crianças, o que desperta ainda mais a atenção e o entusiasmo… estes profissionais podem ser encontrados em sessões realizadas em bibliotecas, livrarias, ou festas dedicadas aos mais novos, com o conceito de ‘Hora do Conto’ e, muitas vezes, de forma gratuita. 

Aos Pais: quem sabe não descobrem essa vocação de contadores de histórias, adormecida???!!!

DSC05752.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 11:10

9 comentários:
Por acaso nunca fui muito de ler histórias à minha filha, para adormecer. Quando começou a saber ler, ela própria lia todos as noites um bocadinho antes de dormir.
O que costumávamos fazer era, quando ela era mais nova, inventar umas histórias com duas bonecas de trapos que tinha, a fazer as vozes delas.
Cheguei a levá-la uma vez a uma "hora do conto", num espaço que havia aqui na zona, mas que entretanto encerrou.
marta-omeucanto a 16 de Maio de 2016 às 14:45

Dar vida a bonecos e criar personagens, para as crianças pequenas, é do mais divertido que existe... e quando os adultos fazem parte destas aventuras, tudo se torna magnífico!
Obrigada pela partilha

Adorava estes livros e desde pequena que não conseguia adormecer sem me contarem uma história, quando começei a ler, ia 1h para a cama mais cedo, para poder estar descansada.. Foi um hábito muito saudável e que até hoje se mantém!
Beijinhos
Chic'Ana a 17 de Maio de 2016 às 15:08

Eu também tenho esse hábito e, volta e meia perco-me nas horas... fico até madrugada a ler... sem me aperceber o quanto o tempo passou.... até olhar para o relógio da mesinha de cabeceira e me assustar!

O meu puto tem 28 meses e gosta que lhe leia mas não na hora de dormir, esta semana tentei convencê-lo comecei a ler mas ele estava mais interessado em se levantar e andar na macacada :D
Sandra Rocha a 19 de Maio de 2016 às 11:09

Os pais têm, constantemente, de se adaptarem às vontades dos filhotes... quando eles sabem que têm a total atenção dos pais ficam intensamente animados...

E se fica :)

É sempre bom ouvir uma bela história para relaxar!
Obrigada pelo comentário! Sim, é muito importante ter o nosso (crianças e adultos) horário de sono regulado.
Beijinhos*
Sandra a 29 de Maio de 2016 às 12:16

Obrigada pela visita!!! Beijinhos

Maio 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
17
18
20
21

22
24
25
27
28

29
31


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO