Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

09
Mar 17

Diálogo entre mim e um/a estudante de 1ºciclo:

«Eu: _ Faz o exercício…

Estudante: Estou com muito sono… Quando passo muito tempo numa sala sem janelas e só com uma lâmpada, fico com sono, mesmo com muito sono!!!»

 

Num primeiro pensamento, podemos achar esta conversa sem interesse, ou motivo mas, certo é que, conversas como estas fizeram-me escrever sobre o espaço onde se estuda e que, muitas vezes não parece relevante aos olhos de educadores. No entanto, proporcionar um lugar adequado ao estudo diário em casa é muito importante para o conforto e concentração enquanto se estuda.  Deixo algumas orientações que podem estar esquecidas:

  • O quarto ou sala deve ter uma mesa/secretária com espaço suficiente para vários livros e cadernos.
  • A cadeira deve ser confortável e de preferência sem rodas, para evitar más posturas e distrações;
  • Não devem estar ligados aparelhos de comunicação/informação como TV, telemóvel, etc., com eles nenhuma concentração é possível;
  • O espaço deve estar bem iluminado com luz natural ou artificial, para evitar cansaço na visão;
  • Evitar lugares com ruído ou partilhado por outras pessoas que não estejam em silêncio;
  • O conforto deve também assumir-se nas temperaturas, nada de muito calor ou muito frio;
  • Atenção à presença dos animais domésticos, se estes forem muito ativos;
  • O espaço deve ser sempre o mesmo ao longo de todo o ano letivo;

 

Quando o estudante quiser sair um pouco do mesmo espaço de estudo, isso também pode promover alento e entusiasmo, quando assim for, procure uma biblioteca, um jardim, ou uma esplanada de um café tranquilo para realizar mais umas horas de estudo longe de rotinas, mas continuando num ambiente confortável e agradável.

Blog-da-Leroy-Merlin-Organize-um-espaço-de-estudo-Post.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 14:03

7 comentários:
Eu tinha sempre o meu local de estudo: maioritariamente o escritório. Já a minha irmã percorre todas as divisões da casa...
Chic'Ana a 9 de Março de 2017 às 14:10

Por vezes, para decorar matéria ajuda caminhar pela casa ou pelo jardim... Mas para realizar os exercícios diários é conveniente ter um lugar próprio.
Maribel Maia a 9 de Março de 2017 às 14:28

Um bom espaço de estudo dá logo outra motivação! :))
A Desconhecida a 9 de Março de 2017 às 14:23

Sem dúvida, cria hábitos, rotinas e desenvolve o gosto pelo espaço.
Maribel Maia a 9 de Março de 2017 às 14:29

Os meus filhos não têm secretária no quarto porque não há espaço, neste momento o escritório está um caos o que fazemos é, o mais velho senta-se na sala onde temos uns janelões enormes e boa iluminação artifical e sento-me com ele na mesa a ajudar!
Ele estuda e eu desenho e pinto!
Passamos bons momentos juntos e depois ainda se junta o pequeno com 4 anos e o seu livrinho de actividades a fazer trabalhos de casa como ele diz!
Ana Gomes a 9 de Março de 2017 às 15:03

Uma forma de controlar o estudo das crianças é fazer como diz, ficar perto, em silêncio a realizar alguma tarefa, como ler ou pintar!
Obrigada pela partilha!!!
Bom fim de semana.
Maribel Maia a 10 de Março de 2017 às 11:10

Os meus gostam de fazer os trabalhos na cozinha. Mas quando se trata de estudar matéria, a mais velha ( 7ºano) prefere o quarto por ser mais silencioso e não ter os irmãos por perto. Já o meu rapaz, vira volta estiva uma toalha de praia no jardim, em cima da relva ( quando o tempo assim o permite) e gosta de estudar assim.
C. a 14 de Março de 2017 às 08:16

Março 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
15
17
18

19
21
22
25

26
28
29
31


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO