Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

31
Mar 16

Diálogo entre mim e um/a estudante de segundo ciclo:

Estudante: «Vê a série: The Vampire Diaries?

Eu: _ Não, também só tenho quatro canais de televisão…

Estudante: _ A sério, só quatro canais? Como é que consegue viver?

Eu: _ Não vejo muita televisão!

Estudante: _ Como é que é possível?! Aquilo é tão fixe….»

 

Quanto já lemos e ouvimos sobre os malefícios que, o assistir a muita televisão, pode causar às nossas crianças e jovens. Este objeto que padece de tremenda evolução em tão curto espaço de tempo, fascina os mais novos nos seus sentidos principais (visão e audição), com canais e programas dedicados às faixas etárias mais baixas prende-os sub-repticiamente ao sofá, durante horas.

Lembrando os problemas que esta pode causar, afirmo que estudos revelam que as crianças que mais televisão viram mais provam ser carentes nos testes psicológicos, podem desenvolver mais facilmente um deficit de atenção, têm mais possibilidades de serem vítimas de bullying por parte dos colegas e têm mais propensão em terem excesso de peso.

Contudo, se até nós adultos, valorizamos este meio de comunicação que nos atualiza, alerta e entretém, também podemos perceber algumas vantagens deste conceito nos nossos estudantes, pois alguns programas educacionais podem funcionar como complemento de uma aprendizagem escolar, cultural e social, desde que esteja limitada em espaço e tempo e não prejudique o convívio e a experiência direta com o mundo real.

Neste sentido, a American Academy of Pediatrics (Academia Americana de Pediatria) recomenda que as crianças não assistam a mais de 2 horas de televisão por dia após os dois anos de idade, e nem um único minuto antes daquela idade. Deve ter-se também em linha de conta que, os jogos de consolas e computadores não podem ser complemento à ausência da TV.

ruasesamo.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 13:51

8 comentários:
No caso da minha filha, antes era a Violetta, agora a Chica Vampiro!
Antes de morar com o meu marido também só tinha 4 canais, quando decidimos viver juntos, ele quis TV por cabo. Foi bom para a minha filha, eu pouca televisão vejo, mas confesso que há programas bons que não passam nos quatro canais habituais.
Um dos programas que sempre considerei muito educativo era o Zig Zag, no qual estava incluído A Ilha das Cores, que passava na RTP2. A minha filha chegou a ver muitas vezes!
marta-omeucanto a 31 de Março de 2016 às 19:04

É muito importante que os pais se preocupem com a informação que os mais novos recebem! Podem até assistir a programas em conjunto, conversando e esclarecendo assuntos!
Obrigada pela partilha!
Maribel Maia a 31 de Março de 2016 às 20:04

Acho que passa por um acompanhamento rigoroso pelos pais, nem sempre é possível, mas é também Uma das formas de educar!
Chic'Ana a 1 de Abril de 2016 às 10:26

O importante é pensar que não é a quantidade, mas sim a qualidade.. do diálogo e do ensino que se pratica.
Obrigada pela partilha!

Eu sempre gostei imenso dos morangos com açúcar,adorava ver,acompanhei todas as séries,praticamente todos os episódios!! Agora quanto a the vampire diaries,não acompanho e nem gosto muito de ver séries desse género!! Agora,um dos meus principais passatempos é ouvir música no computador e ver blogues,pois a televisão deixou de dar programas interessantes desde que acabaram os morangos,pelo menos,esta é a minha opinião!! Desejo-te um excelente fim-de-semana,muitos beijinhos e até breve!!
abelhinhamaia a 1 de Abril de 2016 às 20:50

Acho que já li em algum lugar que a tvi iria apostar, novamente, numa série para jovens, porque realmente tinha muito sucesso... esse género televisivo convida a que pais e filhos conversem sobre os temas apresentados!
Beijinhos.

Se for assim,ainda bem,mas,de qualquer forma,agora,sinceramente,eu prefiro fazer o que te disse!! Na televisão,vejo pouca coisa,gosto de ver alguns filmes!!

Percebo! Outros meios de comunicação são também ótimos, tanto para entretenimento como para acesso a conhecimento. A net, oferece tanto...basta escolher bem!
Beijinhos e obrigada pela partilha.

Março 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
18

20
22
23
26

27
29
30


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO