Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

16
Jun 16

Para os estudantes que procuram ir mais além no ensino e optam pela continuidade dos estudos através do ensino universitário, novos desafios serão encontrados. Estas alterações ultrapassam em muito apenas a formação, eles mudam em tudo as suas vidas: mudam de cidade, acrescentam amigos e muitas experiências enriquecedoras. Estas mudanças também acontecem nas metodologias de formação e no processo de aprendizagem.

Relativamente ao ensino universitário, os estudantes deparam-se com novos métodos de estudo, que exigem uma grande capacidade de seleção e procura de conhecimento de forma autodidata, sendo ele o próprio construtor do seu conhecimento. A capacidade de procurar e estudar, diariamente, a melhor bibliografia é também imprescindível neste ensino.

O saber construir bons resumos é também fundamental ao estudo, assim como a capacidade para realizar trabalhos, dissertações e reflexões escritas, sabendo utilizar as normas da APA, transcrever citações, organizar bibliografia e selecionar informação.

Os métodos de avaliação são diferenciados do ensino secundário, existindo apenas dois semestres e diferentes formas de avaliação, definidos pelos docentes e faculdades, esta avaliação é realizada através de créditos e as disciplinas denominam-se UC (Unidades Capitalizáveis).

O convívio com novos termos como o Processo de Bolonha ou o Eramus será também uma realidade.

Para quem precisar de apoio ao estudo, no ensino universitário, poderá procurar alguns livros que orientem neste percurso, aqui fica uma proposta: ADELINO TORRES: O MÉTODO NO ESTUDO 1990 (Escher Publicações). Para outros interesses relacionados com o ensino superior poderão consultar a revista:

http://www.maissuperior.com/

tas_fot-dez-10-005_campus.jpg

 

 

 

 

publicado por Maribel Maia às 14:12

Junho 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
15
17
18

19
21
22
24
25

26
28
29


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO