Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

10
Mar 16

Estimular crianças e jovens para o contacto com a Arte em todas as suas formas é, sem dúvida, momento de riqueza intelectual que estimula uma aprendizagem fácil e profunda. Embora as escolas tenham vontade de proporcionar aos seus estudantes o ensino da Arte, em várias vertentes como Música, Pintura, etc… esta não se denota como pilar fundamental neste ensino formal, atual.

Contudo, muitos são os estudantes que demonstram particular gosto e aptidão por alguma forma de Expressão Artística. Quando tal acontece estas características devem ser incentivadas e apoiadas pelos encarregados de educação, pois tal como nos afirma  Valquaresma & Coimbra, na revista Educação Sociedade & Culturas, (2013) «… a educação artística é uma possibilidade real e exequível de conjugar educação e criatividade, com o intuito de promover o desenvolvimento psicológico dos indivíduos a um nível máximo.»  

Assim, o melhor caminho será procurar um ensino adequado a cada aptidão a ser ministrado em paralelo com o ensino formal, em escolas especializadas, conservatórios, academias, etc, que proporcionarão um ensino especializado que em muito enriquecerá a educação do estudante.

O Ensino Articulado é já um passo dado nas escolas portuguesas com tais objetivos confinado ainda apenas à Educação Musical. Assim, o Ensino Articulado é uma forma de frequentar o ensino especializado da Música em que o Conservatório e a escola regular se articulam entre si, de forma a aliviar a carga horária do aluno e a não duplicar disciplinas.

 

Para quem pretende mais informações sobre o ensino artístico aqui ficam algumas escolas da zona metropolitana do Porto, em diversas áreas como Música, Dança, Imagem, Teatro, Espetáculo, etc…

escolas de artes.xls

 

publicado por Maribel Maia às 14:07

4 comentários:
Todo o seu humano é um artista por natureza, só precisa desenvolver o seu potencial. Se voltarmos aos tempos antigos todas as pessoas utilizavam as mãos em formas de produção artesanal, desde a fiação até à feitura das roupas,(é apenas um exemplo) tudo isto são formas de arte que se perderam, o que é preciso é que nos tempos modernos sejam substituídas pelas artes performativas, e para isso é preciso desenvolver os sentidos desde a primária. Reparemos que todas as crianças gostam de brincar com cores, todas gostam de cantar, até as suas brincadeiras são formas de representação, tudo nas crianças é arte que só precisa ser desenvolvida.
joão lucas de castro a 10 de Março de 2016 às 14:39

Bem verdade... Pena é quando o ensino escolar restringe e inferioriza este conhecimento e aprendizagem como algo de menor valor ou interesse!
Maribel Maia a 10 de Março de 2016 às 14:45

As expressões têm tanta importância como as outras disciplinas, ainda assim ainda são um pouco desvalorizadas.
Espero que futuramente se consiga articular ainda melhor todas as áreas.
Beijinhos
Sandra a 10 de Março de 2016 às 17:32

Esse é também o meu desejo, já que são peças fundamentais para um desenvolvimento pleno e criativo!
Obrigada pela partilha.... Beijinhos.
Maribel Maia a 10 de Março de 2016 às 17:48

Março 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
18

20
22
23
26

27
29
30


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO