Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

28
Jan 16

Etapa 1: Ler e interpretar

Etapa 2: Resumir

Etapa 3: Elaborar cronogramas

 

Esta disciplina apresenta-se com uma mais valia importante: a História da Humanidade será sempre a mesma, portanto de ano para ano letivo, vai sendo lecionada a mesma História, vai sendo é mais aprofundada conforme se vai avançando de ano letivo. Assim sendo, se o estudante conseguir memorizar e interpretar os acontecimentos que foram mais importantes a nível Nacional e Mundial ao longo do Tempo, facilmente vai melhorando os seus conhecimentos ao longo dos anos.

A primeira etapa deve ser concretizada diariamente, ler e interpretar, fazendo-se assim os resumos, procurando realiza-los pelas próprias palavras, tentando não copiar muita informação.

Para finalizar, como as datas históricas são importantes para nos localizarmos no tempo e no espaço, torna-se importante realizar um cronograma que passará a ser um organizador de memória.

historia.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 14:10

8 comentários:
História é daquelas disciplinas em que o professor é muito importante.
Se estiver ali a debitar matéria é um problema, e isso não se resolve com cronogramas.
Eu tive, só na faculdade, 3 cadeiras de história, sem contar com o secundário.
Sem contar com o facto de os programas serem os mesmos de há 20 anos atrás!
Neurótika Webb a 28 de Janeiro de 2016 às 14:15

Bem verdade... se os professores contam a história (para adormecer) é muito difícil desenvolver entusiasmo pela matéria...

As notas de História da Arte do meu filho baixaram este ano por causa da professora.
Há no entanto excelentes professores, completamente desaproveitados e perdidos neste sistema de ensino.

Para ensinar não basta saber é preciso estar apaixonado pela arte de ensinar!

E ter condições para o fazer.
Tenho 2 amigas professoras que dizem que é literalmente fazer "omeletes sem ovos"! Que os programas estão obsoletos, que não há material para trabalhar...

Infelizmente sem financiamento nada se faz... e o ensino precisaria de uma grande reforma apoiada num bom financiamento!
Maribel Maia a 28 de Janeiro de 2016 às 14:43

História é a disciplina preferida do meu filho. ele vibra com as batalhas e as conquistas. Só há uma coisa menos boa: por vezes ele quer mudar a história, acha que a batalha não pode ter sido bem assim e tal...
paranoias-de-mae a 29 de Janeiro de 2016 às 10:01

A imaginação faz tão bem às crianças, que não deve ser reprimida.... haverá, certamente, tempo para tudo... tempo para estudar história e tempo para reinventar histórias....
Maribel Maia a 29 de Janeiro de 2016 às 14:44

Janeiro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
15
16

17
23

24
30

31


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO