Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

27
Jan 16

Etapa 1: Incentivar ao estudo

Etapa 2: Promover momentos

Etapa 3: Visitas culturais.

 

Muitas vezes, com receio de que os estudantes não valorizem outras disciplinas, não incentivamos tanto o ensino das Artes, as lecionadas na escola são a Música e as Artes Plásticas, contudo se ouvirmos os especialistas em áreas neurológicas, estes defendem o quanto se torna complexo e imprescindível para o cérebro desenvolver competências nestas áreas, já que estimulam várias zonas do cérebro em simultâneo.

Por esta razão, e porque não são disciplinas menores, o incentivo ao estudo deve permanecer sempre, a conquista das boas avaliações deve ser um objetivo também nestas disciplinas. Em casa, a promoção de momentos de criatividade e de imaginação partilhados em família e/ou com amigos, deve também ser uma constante, certamente irão passar momentos alegres e divertidos e, em simultâneo, estão a desenvolver competências importantes em quem cresce.

E por fim, sempre adaptado às capacidades financeiras de cada um, assistir a momentos culturais, todos eles são uma Expressão Artística, digna de ser contemplada, refletida e discutida. 

ed_visual.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 14:35

2 comentários:
Uma boa forma de estimular os alunos,(neste caso falo da pintura ou desenho), é proporcionar-lhe forma de reproduzirem quadros de pintores famosos, por exemplo : Picasso é uma boa forma de o aluno se procurar exprimir ou exprimir o que vê, Modigliani também é outro exemplo, é preciso no entanto saber escolher o que se vai "dar" ao aluno para reproduzir...claro que depois se deve estimular a dança, o teatro,e todo o tipo de artes e outra coisa muito importante que se deve estimular é o gosto pela natureza, se possível realizando acampamentos ao fim-de-semana que incluam caminhadas pelo campo....
joão lucas de castro a 27 de Janeiro de 2016 às 16:53

E sem dúvida que, nestas áreas, o maior estimulo vem de casa, em família... das visitas a museus e exposições... dos concertos e da valorização de vastos géneros musicais... na próxima relação rotineira com a natureza e com a cultura.... estes estímulos desenvolvem o ser humano tanto a nível cognitivo como emocional.
Maribel Maia a 28 de Janeiro de 2016 às 14:04

Janeiro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
15
16

17
23

24
30

31


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO