Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

26
Jan 16

Etapa 1: memorizar vocabulário

Etapa 2: ler e escrever regularmente

Etapa 3: compreender as regras gramaticais

 

Ao longo do percurso escolar, os estudantes têm várias línguas estrangeiras disponíveis como opções de escolha, as mais comuns são Inglês, Francês, Espanhol, sendo que o Inglês é aquela que, por norma, está presente em mais anos letivos. O início do estudo uma nova língua realiza-se sempre por um mesmo caminho, adquirir novo vocabulário que deve ser memorizado rapidamente e por temas e de seguida, porque cada Língua tem as suas regras gramaticas específicas, umas mais fáceis de aprender do que outras, têm de ser relembradas e consolidadas com contínuos exercícios de escrita  e interpretação.

Como aprender uma nova língua exige grande exercício de memorização, apelar para apoios audiovisuais (vídeos, imagens, recortes) tornam-se estimulantes deste processo, por vezes interpretado como aborrecido.  

lingua_estrangeira.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 14:09

8 comentários:
Pelo que tenho assistido relativamente à minha filha, penso que eles vão aprendendo muitas vezes a matéria de acordo com determinados exemplos, e depois fazem o mesmo noutros exercícios porque era assim que estava no exemplo, mas sem fazer a mínima ideia do que aquilo quer dizer.
São novas formas de ensinar, mas seria bom se as crianças começassem a fazer automaticamente a tradução, para ver se faz sentido ou não o que estão a escrever, que verbo usar ou como formular uma determinada pergunta, por exemplo.
marta-omeucanto a 26 de Janeiro de 2016 às 14:31

Penso que isso se deve, principalmente, ao número elevado de alunos numa sala de aula prejudicando o ensino particular e aprofundado.... e se, na construção de um conhecimento sobre uma nova língua, se perdem as bases fundamentais, cada se torna mais difícil acompanhar a matéria e continuar a evoluir...
Maribel Maia a 26 de Janeiro de 2016 às 14:41

E alemão? Dicas para estudar alemão?? Estou a enlouquecer...
Truques&Dicas a 27 de Janeiro de 2016 às 13:35

Eu estudei Alemão no secundário e assumo que não me foi fácil.... na minha opinião deve seguir as mesmas orientações que aqui deixei para qualquer língua estrangeira... eu considero a gramática o ponto mais difícil do Alemão, portanto o estudo deve centrar-se nisso, pode adquirir um bom dicionário ou gramática, certamente ajudará... decorar verbos é imprescindível. Relativamente ao vocabulário, essa é também uma língua específica, pois juntam várias palavras que dão origem a novas... mais uma vez a leitura e escrita diária, com ajuda do dicionário é importante....
Fica aqui também o pedido, se algum leitor experiente nesta língua poder deixar algumas dicas, agradecemos!

Agradeço imenso as dicas, certamente que as vou seguir.
Também há imensos verbos a querer dizer a mesma coisa. Estou um pouco desanimada, mas tenho de chegar lá, custe o que custar. Mais uma vez obrigada e continuarei a seguir o seu bom trabalho.

Obrigada! Deixo um maior desafio para abrir a motivação... se tiver oportunidade viaje para um país que use a língua Alemã, terá oportunidade de colocar em prática imenso do que está a aprender e conhecerá melhor uma nova cultura...
Com muita paciência e vontade tudo se consegue!

Estou precisamente num sítio onde se fala alemão - Suíça, e realmente ajuda ouvir a língua todos os dias, mas falar e perceber ainda não é nada fácil.

Obrigada pela dica!

Então, a minha proposta já está concretizada tenho a certeza que isso ajudará muito no desenvolvimento.... mais dois ou três meses e notará enorme evolução!
Maribel Maia a 28 de Janeiro de 2016 às 14:29

Janeiro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
15
16

17
23

24
30

31


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO