Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

22
Jan 16

Etapa 1: estudo ininterrupto,

Etapa 2: memorizar regras,

Etapa 3: realizar exercícios e problemas.

 

A especificidade da Matemática prende-se, principalmente, com o facto de que esta depois de aprendida não mais deve ser esquecida, porque perdendo-se conhecimentos bases, em anos letivos anteriores, depois torna-se cada vez mais difícil voltar a encontrar a linha condutora do conhecimento. Neste sentido o primeiro passo deverá ser o estudo diário e até mesmo em tempo de férias.

Deve-se ter especial atenção a todas as regras que vão sendo adquiridas ao longo do ano letivo, esquecendo qualquer uma delas implica um erro de raciocínio que coloca em causa resultados verdadeiros. Portanto os estudantes devem ter nos seus apontamentos as regras de forma destacada, até serem devidamente memorizadas.

Para o dia a dia impõe-se fazer muitos e muitos exercícios, podem até ser os mesmos das aulas, realizados individualmente para se certificarem que não existem dúvidas. Finalmente, é obrigatório estarem atentos à correta interpretação dos problemas matemáticos, pois estes são ‘um problema’ para os estudantes.

 

Na próxima semana continuarei com mais disciplinas... venha visitar!

matematica.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 11:20

8 comentários:
Muito bom o conceito deste Blog!

Beijinhos.
Ana Teixeira a 22 de Janeiro de 2016 às 11:40

Muito obrigada Isabel!
Beijinhos
Maribel Maia a 22 de Janeiro de 2016 às 11:41

Uma das grandes dificuldades na resolução de alguns exercícios de matemática prende-se, justamente, com a interpretação dos mesmos, ou seja, em perceber o que é pedido.
De facto, e como já aconteceu este ano com a minha filha, tivemos que ir rever regras e exercícios do ano anterior, para aplicar nos que ela tinha que fazer este ano.
marta-omeucanto a 22 de Janeiro de 2016 às 14:25

Bem verdade! Quando se fala em problemas de interpretação, devemos lembrar que aí está patente a capacidade de abstração do estudante, que por vezes precisa de ser mais trabalhada e o simples entender da questão, onde o Português é palavra chave....
Maribel Maia a 22 de Janeiro de 2016 às 16:09

Excelente conteúdo, acho que me vai ajudar com as minhas filhas! Neste momento a grande dificuldade da minha filha mais velha é a Matemática, e acho que se deve bastante à falte de bases da primária! :(
mary a 2 de Fevereiro de 2016 às 16:04

Os casos que me surgem mais são realmente esses, perderem bases importantes da disciplina. Faça, com ela, exercícios do ano anterior e volte-lhe a lembrar a matéria.
Obrigada!

Obrigada, vou fazer isso!
mary a 3 de Fevereiro de 2016 às 16:37

Desejo sucesso nesse caminho!
Maribel Maia a 4 de Fevereiro de 2016 às 14:11

Janeiro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
15
16

17
23

24
30

31


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO