Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

11
Mai 15

Diálogo entre mim e um/a estudante de secundário:

«Eu: _ Já definiste qual o curso que queres?

Estudante: _ Não, sei que quero ir para uma das faculdades do Porto... mas ainda estou indeciso entre as engenharias ou a saúde...»

Eu: _ Já viste as médias de entrada?

Estudante: _ Sim.. mas essas não me preocupam... tenho notas para entrar em qualquer um dos cursos!... Acho que só vou decidir mesmo no dia…»

 

A partir do 9ºano o pensamento sobre a vocação vai desabrochando, com mais ou menos insegurança, com mais ou menos naturalidade e, para os estudantes que já definiram a sua opção formativa não devem ficar por aqui, novos passos devem ser tomados e novas questões respondidas:

  • Qual o curso profissional e/ou qual a universidade?
  • Quais as localizações geográficas do curso pretendido?
  • Quais os requisitos e médias de acesso?
  • Quais os exames nacionais necessários?
  • Qual o Plano de Estudos do curso escolhido?
  • Quantos anos será o curso e que caminho terá de ser seguido?
  • Que saídas profissionais?
  • O que dizem os profissionais que já exercem tal profissão?
  • Quais serão os maiores desafios?

A definição concreta de tais escolhas apoia também o estudo diário do aluno pois, funciona como incentivo e estímulo para seguir objetivos e alcançar projetos de vida. 

 

mafalda.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 14:37

Maio 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
14
16

17
19
22
23

24
26
29
30

31


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO