Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

10
Out 16

O apoio individualizado ao estudo, realizado por Explicadores/as, é cada vez mais procurado pelos encarregados de educação que procuram potenciar as qualidades e competências dos seus estudantes, proporcionando-lhes um estudo mais individualizado, personalizado, que apoie o ensino massificador da escola atual. Neste sentido, o papel do Explicador passa, de forma geral, por:

 

  • Ensinar métodos e técnicas de estudo;
  • Desenvolver responsabilidades no estudo;
  • Propor metas adaptadas a cada estudante;
  • Consolidar aprendizagens pouco estruturadas;
  • Adaptar o ensino às especificidades de cada estudante;
  • Desenvolver a capacidade reflexiva;
  • Construir exercícios adaptados e individualizados;
  • Esclarecer dúvidas das matérias a estudar…

 

 

Através da minha experiência, gostaria de associar a todos estas referencias  os três fatores primordiais que os estudantes apresentam como alterações positivas no seu estudo diário, após um acompanhamento individual de um/a explicador/a, são eles: o aumento da segurança perante a(s) disciplina(s) e a avaliação, a  melhoria de resultados escolares e maior empenho e dedicação ao estudo.

comprar-material-escolar.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 13:37

18 comentários:
A partir do 7.º Ano de escolaridade comecei a ter dificuldades a matemática e o que me valeu foram as explicações.
Marta Elle a 10 de Outubro de 2016 às 13:53

Felizmente que existem testemunhos como o seu, em que as explicações são uma enorme mais valia... seja para melhorar resultados mais baixos, seja para manter resultados positivos, seja para apoiar o alcance de resultados excelentes....
Maribel Maia a 10 de Outubro de 2016 às 14:00

Tenho tentado sempre ajudar a minha filha, mantendo-me a par das matérias que ela vai tendo, e pesquisando para poder explicar-lhe ou tirar dúvidas. Confesso que este ano já me passou pela cabeça colocá-la num centro de estudos, ou arranjar-lhe uma explicadora que a ajude nos trabalhos, porque é esgotante vir de um dia de trabalho e passar horas com ela a ver as coisas que não fez porque não sabia ou não percebeu, e ainda tratar das coisas da casa.
Ainda por cima, para além de ajudar a minha filha, o meu marido também me pede ajuda para o inglês, agora que está na universidade! Sim, porque das restantes disciplinas é para esquecer :)
marta-omeucanto a 10 de Outubro de 2016 às 14:41

Quando os pais são os explicadores dos filhos pode acontecer essa situação, exigir que os pais estudem também e dediquem muito tempo neste apoio.... suprimindo outras opções familiares importantes!
Com o progredir nos anos letivos, torna-se cada vez mais difícil esse acompanhamento, portanto, sempre que necessário existem variadas ofertas neste mercado....
O mais importante é que os pais estejam atentos a estas necessidades escolares!
Maribel Maia a 10 de Outubro de 2016 às 15:02

Eu por acaso nunca necessitei de explicações, sempre me consegui desenrascar relativamente bem, mas fui construindo esses métodos desde pequena, não se adquirem de um dia para o outro..
Beijinhos
Chic'Ana a 10 de Outubro de 2016 às 14:46

Bem verdade, se um estudante tem bons métodos de estudo não necessitará tanto de Explicações Individuais.... embora muitos procurem resultados de excelência para responderem às médias das faculdades e assim também optem por este apoio....

Olha, tenho um excelente exemplo em casa: a minha irmã, que entrou em medicina sem qualquer explicação ao longa da vida. Ela era super aplicada e sempre conseguiu dar a volta aos problemas e desafios propostos.
Chic'Ana a 10 de Outubro de 2016 às 15:07

Fantástico!!! É, sem dúvida, um exemplo excelente de dedicação e motivação... E, essa forma de empenho leva-se para a vida!

Sem dúvida, mas esta postura, ela teve-a desde pequenina, quem o consegue levar desde pequeno, consegue! Quem quer apanhar o comboio a meio, aí sim, é bem mais complicado e já necessita de ajuda..
Chic'Ana a 10 de Outubro de 2016 às 15:12

Ora nem mais... e para além disso, desde pequenas, as crianças precisam perceber o sentido e a importância da escola, para sentirem essa motivação constante!
Maribel Maia a 10 de Outubro de 2016 às 15:17

Aos meus filhos, as explicações de Matemática têm sido muito positivas no rendimento deles. E, co mo eles são calaceiros, é uma forma de os obrigar a dedicar tempo ao estudo.
Maria Mocha a 10 de Outubro de 2016 às 17:32

Bem verdade... As explicações são também um excelente complemento ao estudo contínuo!! Fomenta a responsabilidade e a organização!!!
Maribel Maia a 11 de Outubro de 2016 às 14:53

Sempre tive um bom método de estudo. Quer dizer fui aprendendo a ter. Ainda me lembro, aprendi com a explicadora que me acompanhou desde a 2ª classe até ao 6º ano. Foi fantástica. Obrigada por existirem pessoas que estão dispostas a ajudar.
Maria Amélia a 11 de Outubro de 2016 às 22:18

E, por norma, quem trabalha como explicador/a fá-lo com muito amor pelo ensino!!!!
Maribel Maia a 12 de Outubro de 2016 às 11:27

Eu,quando andava a estudar,também tinha explicações e por mais que me explicassem a fazer as coisas direitinho,eu era péssima para aprender,principalmente matemática,décimo e décimo primeiro ano,porque,depois,deixei de estudar por causa de uns problemas que me surgiram!! Muito bom resto de semana para ti,beijinhos fofinhos!!
musiquinhas a 11 de Outubro de 2016 às 23:44

Muito Obrigada! Beijinhos
Maribel Maia a 12 de Outubro de 2016 às 11:00

Concordo com tudo o que foi dito. É mesmo isso

petitjolie.blogs.sapo.pt/
Sofia Venâncio a 26 de Outubro de 2016 às 11:38

Muito obrigado...
Maribel Maia a 26 de Outubro de 2016 às 18:16

Outubro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
14
15

16
18
19
21
22

23
25
26
28
29

30


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO