Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

16
Jan 17

Com já foi referido, os “Trabalhos” escolares fazem parte de uma avaliação contínua, normalmente são solicitados pelo professor a toda a turma, outras vezes, proposto a alguns estudantes de forma a proporcionar oportunidade para melhorem resultados. O contrário também pode ser uma mais valia, ou seja, o próprio estudante, pode propor, ao professor, a realização de um “Trabalho Escrito” como mais uma forma de avaliação.

 Assim sendo torna-se pertinente questionar: quais os aspetos a serem avaliados?

  • Respeito pela estrutura, referida anteriormente, (introdução, desenvolvimento, conclusão, etc…);
  • Rigor na linguagem e na utilização dos conceitos: ao grande tema do ‘Trabalho’ estão associados subtemas e conceitos que devem ser explicados e contextualizados;
  • Capacidade de justificação e fundamentação: boas explicações, justificações, argumentos e provas;
  • Estruturação e organização: respeitando a cronologia dos acontecimentos e/ou o encadeamento de ideias e subtemas;
  • Opinião crítica: manifestar a opinião de forma crítica sobre o tema em discussão/análise;
  • Criatividade: na forma como se cria e desenrola o trabalho, deve estar presente a imaginação e originalidade individual;
  • Capacidade de síntese e de orientação, para que o ‘Trabalho’ não se dissipe e exceda o tema proposto;  
  • Utilização das próprias palavras: nunca copiar na integra parágrafos ou textos e sempre que se realiza uma citação de uma frase referir o autor.

avaliar.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 11:09

18 comentários:
Convém as crianças também conhecerem esses critérios para os terem em conta.
Marta Elle a 16 de Janeiro de 2017 às 11:39

Esses critérios, normalmente, são dados pelos professores dias antes do teste....
Maribel Maia a 16 de Janeiro de 2017 às 12:18

Como é tão bom ser avaliado por exames de "cruzinhas".
Ao menos não existe a "relatividade" de quem nos avalia, pois ou está certo ou errado, mas nem em todas as disciplinas dá...
Narciso Santos a 16 de Janeiro de 2017 às 11:46

As especificidades das avaliações cabem sempre ao bom senso de cada professor...

Pois... essa pode ser a origem de todos os males.
A subjectividade.

No conceito da avaliação de pessoas, será certamente...

Mas quando estás a avaliar um exame tens sempre associado a pessoa que o fez..

Os professores deveriam ser imparciais na sua avaliação...

Concordo, mas nenhum ser humano consegue ser imparcial em nada, pode tentar ser o máximo que puderem...

Se existir respeito pelo aluno e vontade de apoiar no desenvolvimento de competências, penso que tudo será realizado da melhor forma...

O problema é que são muitos "SE"...

Como sabemos, no mundo do trabalho existem bons e maus profissionais...

Em todo o lado, na Vida existem boas e más pessoas.
Narciso Santos a 17 de Janeiro de 2017 às 15:39

Sim, e as crianças devem aprender essa realidade e, se passarem pela experiência de serem injustiçadas em algumas situações devem saber lidar com isso.... Educar para outros saberes que a vida exige...
Maribel Maia a 17 de Janeiro de 2017 às 16:23

É sempre bom saber quais os critérios considerados.
Chic'Ana a 18 de Janeiro de 2017 às 10:54

Espero que seja uma ajuda para quem estuda...
Beijinhos
Maribel Maia a 18 de Janeiro de 2017 às 11:19

obrigada por toda esta partilha. Será que podia também referir como é feita a avaliação de um trabalho individual que tem de ser apresentado oralmente, quando o aluno bloqueia perante o publico/turma e professor?
paranoias-de-mae a 20 de Janeiro de 2017 às 10:30

Obrigada. Essas apresentações individuais muitas vezes são sobre um livro que leram. Se existem crianças que se sentem à vontade a falar em público, outras que bloqueiam com os nervos e isso não é sinónimo de menor capacidade ou dedicação. Contudo, essa desenvoltura e clareza de apresentação é avaliada para melhorar resultados, raramente é utilizado para prejudicar o estudante. Existem algumas técnicas que poderão auxiliar essas capacidades, irei realizar um Posto sobremesas tema num futuro próximo...
Maribel Maia a 20 de Janeiro de 2017 às 11:10

Janeiro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
17
18
20
21

22
24
25
27
28

29
31


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO