Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

04
Out 17

Para além de todas estas especificidades, o ensino finlandês apresentas metodologias bastante específicas, em sala de aula. São usadas as metodologias chamadas de "problem-based learning" e "project-based learning", ensino baseado em problemas ou projetos, esses problemas poderão ser de origem fictícia ou real e tornam-se o ponto de partida da aprendizagem, em que o objetivo é que os estudantes aprendam através, da prática, a procurarem soluções e respostas.

Nestas metodologias os professores assumem um papel de mediador, entre os objetivos pretendidos e alcançados.

Nestas escolas a avaliação é realizada através do aluno, que se autoavalia e avalia os colegas de turma e o professor que avalia os resultados dos projetos, das atividades em grupo e de outros trabalhos contínuos, sendo os testes de relativo valor.

As novas tecnologias e o material pedagógico está adaptado às necessidades atuais destas metodologias, sendo permitido e incentivado o uso da internet e outros meios de informação, sendo incentivado a leitura de livros extraescolares e, até mesmo, a disposição das mesas é bastante particular.

tabela_ranking.png

 

 

publicado por Maribel Maia às 11:12

6 comentários:
Isso significa dar "empowerment" aos alunos, não é fácil numa sociedade como a nossa (portuguesa): porque uns não querem dar (uns = muitos) e porque muitos não estão ainda de mente aberta para o receber...
Já defendi muito esta abordagem, não só em termos educacionais, mas em ambientes profissionais e sociais... As pessoas até tendem, após algum desconforto inicial, a seguir essa abordagem, o problema são os cartéis de indivíduos de um país como o nosso... Ainda somos muito minifundiários.
Robinson Kanes a 4 de Outubro de 2017 às 11:41

E todas as mudanças são sempre muito lentas...quem sabe as coisas mudem com o passar do tempo....????
Maribel Maia a 4 de Outubro de 2017 às 11:59

Podíamos tirar algum ensinamento *-*
Maria Amélia a 4 de Outubro de 2017 às 12:08

Tantos... é que eu só resumi algumas metodologias...há muito mais para refletir...
Maribel Maia a 4 de Outubro de 2017 às 12:10

O nosso sistema de ensino começa logo mal com o sistema de colocação de professores! Depois é uma bola que cresce e se arrasta...
A rapariga do autocarro a 4 de Outubro de 2017 às 14:02

Verdade, muito há a melhorar... Mas a minha esperança permanece...
Maribel Maia a 4 de Outubro de 2017 às 14:51

Outubro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
17
18
20
21

22
24
26
28

29


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO