Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

02
Jan 15

A realização de apontamentos é fundamental para um apoio ao estudo diário e no estudo para os exames. Neles podemos encontrar informação que não está escrita nos livros, esquemas que nos ajudam a memorizar a matéria e resumos que nos aclaram a informação, ou seja, material precioso para quem estuda!

Contudo, a arte de realizar bons apontamentos exige aprendizagem, treino, motivação e atenção.

A escrita de apontamentos em sala de aula implica necessariamente que o estudante esteja atento à (in)formação que está a receber para conseguir organizar-se mentalmente e reproduzi-la por escrito, em esquema ou resumo.

Como esta é uma capacidade que se desenvolve ao longo do percurso escolar, no ensino básico, a grande maioria dos professores faculta estes resumos e esquemas, através de fotocópias ou projeções que devem ser copiadas para o caderno diário. Porém, a partir do 7º ano deve iniciar-se a escrita de tópicos a acompanhar a matéria e a realização de resumos.

A partir do secundário este exercício deve estar já consolidado e os estudantes devem realizar os seus próprios apontamentos no decorrer da aula, realizar resumos em preparação para testes e exames.

Os estudantes deverão ter estas capacidades bem consolidadas aquando do ingresso no ensino universitário, onde esta competência de escrita resumida e estruturada é imperativo do sucesso académico. 

A proposta essencial para desenvolver esta competência é através do treino e da prática. Se no início os estudantes irão sentir dificuldade em encontrar o que devem efetivamente escrever, com o tempo terão esta capacidade bem definida e será bastante natural.

images (3).jpg

 

publicado por Maribel Maia às 16:49

Janeiro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
20
21
22
24

25
26
28
29
31


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO