Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

15
Mai 15

Estamos no último período de aulas e quase sentimos o calor, a praia, o sol… mas para lá chegar com sentimento de dever cumprido, os estudantes, têm de (re)viver um importante momento de avaliação escolar: os exames nacionais. Estas avaliações de grande importâncias nas médias e resultados finais deixam estudantes e educadores ansiosos.

Sobre este assunto sublinho, em primeiro lugar, que os bons resultados nestes exames são, principalmente fruto de um estudo e empenho ao longo de todo o ano letivo. Este caminho começou muitos meses antes! Estando consciente desta situação, proponho algumas atitudes que poderão auxiliar na conclusão desta etapa:

 

  • O primeiro conceito é Organização: agenda todos os exames, organiza cadernos e livros, reúne resumos e esquemas utilizados ao longo do ano;
  • Segundo conceito é Gestão de Tempo: como já anteriormente referido, é de máxima importância gerires muito bem os dias de estudo e definir as horas para cada disciplina, de acordo com as tuas dificuldades;
  • Inclui nos teus dias horas para estudares em conjunto com o teu educador para tirar dúvidas e orientar o estudo;
  • Procura encontrar o teu melhor ritmo biológico, ou seja, quais as horas em que o estudo se torna mais produtivo e quais as horas de maior concentração;
  • Procura na internet os exames dos anos anteriores e resolve-os. Podes optar por comprar os livros de Preparação Para Exames das disciplinas específicas, estes trazem uma compilação de exames anteriores e exercícios de treino, com as soluções de apoio ao teu estudo.
  • Por fim, se és estudante do ensino secundário e vais realizar exame a uma disciplina que não tiveste (como aluno externo), este ano letivo, procura ajuda de um profissional para apoio individual (explicador) com bastante tempo de antecedência da data de exame, pois o estudo autónomo poderá não ser suficiente para compreender a disciplina.

Deixo, em baixo, as datas dos exames deste ano letivo... imprimam e coloquem em lugar central para orientação, ou apontem em agenda! 

IAVE __ Calendário de Provas e Exames.pdf

 

publicado por Maribel Maia às 14:30

2 comentários:
Essas são dicas bem importantes. Dá sempre jeito para ajudar a pequenada.
*Márcia S.* a 15 de Maio de 2015 às 21:03

É ano de exames cá em casa e o stress já começa a aparecer! É uma loucura!
calita a 17 de Maio de 2015 às 01:05

Maio 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
14
16

17
19
22
23

24
26
29
30

31


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO