Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

02
Jan 15

Se vamos aqui falar do conceito de EDUCAÇÃO, instiga-nos começar por defini-lo… hoje já ninguém o olha como mera palavra que define o que se faz na escola, apenas e só. Mas se o começamos a abrir em todas as vertentes possíveis, então pode se tornar como água nas mãos, escorrendo entre os dedos, não sabemos onde começa nem onde acaba.
Fundamentalmente deveremos interpretar a EDUCAÇÃO como método capaz de transmitir saberes e ‘saber-fazer’ evolutivos, de uma forma maciça e eficaz, que se adaptem à nossa civilização cognitiva, uma vez que é a educação a base das competências futuras. Portanto, cabe à,«…educação fornecer, dalgum modo, a cartografia dum mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele.» (Delors, 1996).
A Educação distingue-nos como seres humanos, desenvolve as nossas capacidades, o espírito crítico e criativo. Está incluída como um Direito Humano Fundamental e é considerada base imprescindível de evolução humana.
Assim, deixo aqui, de forma breve e resumida, os pilares, que devem sustentar a aquisição, a vontade inerente de conhecimento e a fundamentação deste conceito:
 _ APRENDER A CONHECER: a despertar para a vontade e desejo de conhecer, da investigação individual com sentido crítico.
_ APRENDER A FAZER: a colocar em prática os conhecimentos adquiridos, evoluindo em pleno com estes.
_  APRENDER A VIVER EM COMUM: a saber viver ‘desatando os nós’ do preconceito e aceitando viver com a diferença.
 _ APRENDER A SER: a conhecer a o valor da liberdade e a da responsabilidade, descobrir os seus talentos e fazer as melhores opções de vida.
_ APRENDER A APRENDER: a aceitar e a acreditar na necessidade de aprender ao longo de toda a vida. Aptidão individual para gerir e assimilar novos conhecimentos pessoais, sociais e profissionais em todas as fases da vida.

publicado por Maribel Maia às 16:19

1 comentário:
Muito boa sorte com este teu cantinho!!
sandranadadeespecial a 24 de Outubro de 2016 às 20:45

Janeiro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
20
21
22
24

25
26
28
29
31


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO