Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

04
Fev 15

Já todos ouvimos falar sobre o novo acordo ortográfico, ainda permanecemos em fase de transição e não nos tem sido nada fácil, porque ‘pára’ não é ‘para’, mas agora temos de lhe ‘tirar pelo sentido’ e não podemos esquecer que cor-de-rosa mantém os hífens mas cor de laranja não… se nós adultos estamos com dificuldade em aceitar isto de bom grado, se os professores estão ainda em adaptação, os nossos estudantes não estão em melhor situação… as crianças que frequentam o 1ºciclo estão, sem dúvida melhor, pois não sentem o ‘antes e o depois’. Contudo, os de 3ºciclo e secundário sentem mais a necessidade de contrariarem o que já sabiam, para adquirirem novo conhecimento.

A este assunto relembro que não ocorreu apenas uma mudança de acordo ortográfico mas também uma mudança de gramática, na minha opinião, de aprendizagem mais complexa. Posso exemplificar através do estudo da Sintaxe, reconhecendo-se agora orações coordenadas e orações subordinadas, sendo que incluídas nas coordenadas estão as copulativas, adversativas e disjuntivas…   Inquietante?

Por estas razões, para quem apoia em casa os estudantes, no estudo diário, deve incentiva-los nesse estudo, é imprescindível para a disciplina de Português e transversal a todas as outras…

HPIM1654.JPG

 

publicado por Maribel Maia às 20:08

Fevereiro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
14

15
16
17
19
21

22
23
24
26
28


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO