Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

25
Set 15

Sei que, com esta minha proposta, alguns pais, leitores deste Blog, não gostarão muito da leitura… isto porque, o que pretendo aqui fazer é acrescentar mais uma compra à infindável lista de compras escolares para este início de ano letivo. Percebo perfeitamente que, para o orçamento familiar estas despesas têm de ser bem controladas e refletidas, mas a minha proposta não é muito dispendiosa, gostaria que acrescentassem à vossa lista uma Agenda, não precisa de ser específica para alunos, não precisa de ser grande, de marca, ou cara… basta uma Agenda pequena que possa ser incluída diariamente na mochila do estudante.

Esta Agenda escolar deve ser constantemente atualizada, pelo estudante, com as datas de testes, trabalhos a entregar, datas a recordar, visitas de estudo, trabalhos de casa, tudo o que deva ser da responsabilidade do estudante calendarizar e memorizar.

No 1º ano escolar, a criança terá bastante dificuldade em utilizar esta Agenda e precisará de muito apoio dos pais, portanto deixo à consideração de cada encarregado de educação. Contudo, com o passar dos anos e, principalmente a partir do 2º ciclo (5ºano) torna-se um ótimo material de organização temporal que deve apoiar e responsabilizar o estudante.

Certo será que, a primeira vez que o estudante for confrontado com esta nova responsabilidade terá alguma dificuldade em manter a Agenda atualizada, assim como de a consultar, cabe ao educador (pais/explicador) orientar e relembrar a melhor forma de a utilizar como uma mais valia no seu estudo diário e na sua organização.

Aconselho o uso diário de uma Agenda Escolar pelas seguintes razões principais:

  • Consciencializa e responsabiliza para datas e prazos a cumprir;
  • Extingue a desculpa do ‘não me lembrei’;
  • Permite uma melhor otimização dos tempos de estudo;
  • Transforma em concreto tempos abstratos;
  • Apoia a organização individual…

tumblr_nb82lcNuNS1retv8do1_500.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 13:58

3 comentários:
Gostei da ideia. Não será necessária para já porque neste momento só temos que nos preocupar com os testes. Costumamos ser informados das datas através da caderneta. Mas quando forem para o 5º ano parece-me que será util.
Catarina a 25 de Setembro de 2015 às 14:43

Exatamente, cada encarregado de educação deve adaptar a cada caso específico... Obrigada!
Maribel Maia a 28 de Setembro de 2015 às 14:27

Uma agenda faz sempre falta no mundo da escola!!
fascinadapelomundo a 20 de Outubro de 2015 às 02:44

Setembro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
15
16
19

20
22
23
24
26

27
29
30


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO